sexta-feira, 8 de maio de 2009

Artigo: VOCÊ SE IMPORTA COM A "TUA" IGREJA?

Não existe dúvida de que há muita gente nas vizinhanças das igrejas evangélicas que não gostam das igrejas. Eles ficariam contentes de ver cada igreja fechar suas portas para sempre. Há outros que são indiferentes. Não vão à igreja, mas também não estão contra. Outros até que falam bem da igreja. Não participam dela, mas acham que a igreja traz uma boa influência e até ajuda a melhorar o bairro. A igreja tem que manter um bom testemunho nos lugares onde está, mas não devemos nos espantar se existem alguns que falam mal dela, porque não importa o quanto a igreja é boa, sempre vão existir os que falam mal dela.
Quero falar aqui com aqueles que participam da igreja, aos que quando se referem a ela dizem: "Minha Igreja". Que importância tem a "tua igreja" para você? Entre os participam existem diversas opiniões. Vou dividir essas pessoas em quatro grupos.

Primeiro há os que são "indiferentes", estas pessoas não ficariam muito preocupadas se a igreja tivesse que fechar suas portas para sempre. Para estas pessoas, a igreja tem pouca importância, seu bem estar pessoal e sua própria comodidade têm prioridade. Quando contribuem materialmente é com migalhas e geralmente reclamando muito. Se existe conflito entre o horário da igreja e o que eles desejam fazer, sem dúvida a igreja será "sacrificada". Uma igreja não tem muito futuro se a maioria dos seus membros for composta de crentes indiferentes.
Outro grupo é o dos "mais ou menos", são aqueles estão dispostos a se identificar como membros da igreja, mas não querem se comprometer a ponto da igreja poder contar com eles. Querem ter sempre a opção de ir ou não à igreja, às vezes dizimam e ofertam. Na maior parte das vezes não ajudam. Até reconhecem que a igreja pode acrescentar algumas coisas em sua vida, mas isto não é tão importante que não possam faltar quando quiserem.
O terceiro grupo que quero destacar é o dos "crentes-balão", começam cheios e acesos. Eles chegam na igreja cheios de entusiasmo e estão dispostos a fazer quase tudo no "começo". É difícil para eles entender porque os outros não têm o mesmo entusiasmo. Mas, com o passar do tempo, vai diminuindo este "oba-oba", muitas vezes por causa da influência daqueles que estão na igreja somente para reclamar dela, até que chega o dia em que eles também não querem fazer mais nada. Terminam murchos e apagados.
Abençoada é a igreja composta de um bom número de crentes que "nunca faltam". São aqueles que têm compromisso e disciplina em sua vida. Eles não decidem ir à igreja semanalmente. Já tomaram a decisão, de uma vez para sempre, de participar e contribuir fielmente. É claro que eles às vezes também têm impedimentos, mas antes de faltarem se perguntam: Isto é tão sério ou importante que possa me impedir de estar na igreja? Eles não são "escravos da igreja", eles "amam a igreja". Ela é parte de sua vida. Eles querem vê-la crescer, estão dispostos a fazer tudo o que puderem pelo bem dela. Se a igreja está bem, ficam contentes, se a igreja não está bem, abatem-se porque se importam com ela.Deus ama os Seus servos, por isto providenciou a igreja para que nela sejam instruídos, vivam em comunhão (Veja a importância que a Palavra de Deus dá a isto: I João 1: 7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado). Deus sabe que assistir aos cultos é fundamental (Hebreus 10: 25 - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia).Este artigo não é para repreender aos que não têm tanto compromisso com a igreja como os que "nunca faltam". É que quero que vocês estejam conscientes de que estão faltando e deixando de receber algo de bom que Deus tem para os que são Dele. Queremos que sua vida seja abençoada. Que tipo de crente é você? Que você possa dar a sua igreja a importância que ela merece. - "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16.18


No amor de Cristo,

Pr Dario Mariani

Um comentário:

  1. Infelizmente, na mente de alguns cristãos ainda paira o pensamento de que o evangelho é uma filosofia de vida apenas (é bonito ser cristão!), porém esse tipo de pensamento banaliza o sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo que deu a vida para que nós tivessemos vida!
    O evangelho tem que produzir frutos de vida e não de acomodação.
    A culpa de um crente seco não é da Igreja, não é de Deus e sim do próprio indivíduo que deixa de dar ouvidos a voz de Deus e passa a ser um mero expectador na casa de Deus e passa a viver segundo o seu próprio entendimento (PV 3 5-6), o que era para lhe trazer vida passa a ser um mero entretenimento.

    Parabéns pela postagem pastor ...
    Realmente o Senhor não terá uma rede record, porém suas ovelhas estão comendo um alimento bem nutritivo e verdadeiramente temperado com sal!


    by Ricky

    ResponderExcluir