segunda-feira, 8 de junho de 2009

RENOVANDO A FORMA DE PENSAR.

Romanos 12:2-3: Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Um antigo filósofo disse certa vez: "As grandes mentes discutem idéias; as mentes médias discutem acontecimentos; As mentes pequenas, criticam as pessoas".
A crítica as outras pessoas é um estilo de vida que tem sido adotado em nossa sociedade, e que infelizmente é uma realidade no meio das igrejas em nosso país.

A Palavra "mundo" no texto de Romanos 12 verso 2, é usada aqui para descrever a sociedade ou o sistema que o homem criou para tentar se tornar feliz sem precisar de Deus.

O mundo atual é uma sociedade competitiva e cruel, porque somente sobressaem os mais fortes e os mais rápidos, não há espaço para os fracos, para os necessitados, este mundo também se caracteriza por sua falta de escrúpulos (dúvida para fazer algo errado), em relação ao próximo, e a forma mais comum de atacar ao próximo é fazer uma crítica sem piedade, mais conhecida como "fofoca", para derrubar o outro, sem se importar qual seja seu relacionamento com o outro, mesmo que seja amigo, irmão, parente, etc.

A forma de pensamento atual é individualista, onde prevalece o "eu" de cada um, a ordem é crescer e subir na vida, não importando neste crescimento se os que estão ao meu lado vão ser prejudicados. Outra característica desta sociedade é a inveja, que é a "podridão dos ossos" como ensina provérbios 14: 30.

É vendo esta forma de pensar que é própria deste mundo, mas totalmente contrária ao pensamento de Deus que o apóstolo Paulo se posiciona, porque Deus se preocupa com todos, mas o ser humano só se preocupa consigo mesmo, Deus vê a todos com o mesmo amor, mas a maioria das pessoas vêem com inveja aquele que prospera e que está indo bem.

Talvez muitos estranhem as palavras de Paulo, como se os cristãos não tivessem necessidade desta recomendação, mas o espírito santo disse que o mundo havia adentrado na igreja (através deste tipo de pensamento que é comum ser encontrado no mundo sem Deus) e não está permitindo que a igreja seja um lugar para abençoar os que precisam de ajuda, pois estes acabam se afastando ao ver certas atitudes no meio do povo de Deus.

Me refiro ao espírito de crítica que existe no meio da igreja, uns falando mal dos outros, falando mal dos obreiros e líderes espirituais, esta prática não tem nada de cristã, ao contrario só traz destruição, não edifica, só destrói.

Quantas vezes as pessoas se juntam com irmãos em cristo ou com pessoas de sua família carnal e a conversa gira sobre aqueles que não estão presentes e são tratados nestas conversas com extrema falta de amor de compreensão e de respeito, e ficam espalhando o ódio que existe no coração deles, isto é uma falta de respeito também com Deus que está vendo e é testemunha deste tipo de conversação. Por acaso a palavra não diz: “ Não vos enganeis as más conversações corrompem os bons costumes", e o Senhor Jesus também disse que se chamássemos alguém de louco seríamos réus do fogo do inferno (MATEUS 5: 22).


A ordem do Senhor para nós é para renovarmos nossa forma de pensar, para que possamos compreender qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E podemos começar esta mudança em nossa maneira de pensar colocando em prática o que Paulo aconselhou aos Filipenses (4: 8) Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
E o apóstolo Pedro (II Pedro 1: 5-8) "E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo".

O Senhor quer o melhor para os seus filhos e que eles se pareçam cada vez mais com Ele, que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário