sábado, 25 de abril de 2009

Reflexão: OS PROBLEMAS NÃO ERAM ESPERADOS.... MAS CHEGARAM!!!

Graça e paz á todos os leitores.

Passamos algum tempo de nossas vidas em condições relativamente estáveis, mas de tempos em tempos quando nos damos conta nos vemos cercados de problemas, e ficamos espantados, pois achamos que certas coisas só acontecem com as "outras" pessoas, nunca conosco.
E estes problemas ameaçam roubar nossa tranqüilidade, nos lembrando que não estamos isentos de deles.

Se há um fato que não podemos negar é a pressão que nos exerce a sociedade em que vivemos na qual predominam: a disputa pessoal, a inveja, o egoísmo e a maldade, estes elementos de pressão chegam a extremos inimagináveis que nos colocam diante do desânimo e da falta de esperança.

Mas o que mais nos abate é que não encontramos sentido para que estes problemas existam. Quero colocar um ponto de vista que talvez nem todos concordem com ele, porém posso garantir que é algo real: através das dificuldades podemos aprender muito. os erros nos permitem crescer.

A verdade é que a vida não pode ser comparada com estar em um parque de diversões, ao contrário, estamos sempre enfrentando problemas inesperados como nos descreve o apóstolo Paulo em 2 coríntios 4: 7-10. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos.

Mas preste atenção para algo sumamente importante: não devemos nos desesperar nem nos render diante da tormenta que se levanta ao nosso redor, ainda que muitas vezes tomados pela surpresa, os problemas não devem impedir nosso crescimento pessoal ou espiritual, pelo contrário, devemos entender que a vida tem uma dinâmica que tende a nos levar a novos níveis de experiências.

E à medida que nos aproximamos mais do Nosso Senhor sempre seremos orientados ao crescimento: Filipenses 3:12-14. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Esta passagem é muito enriquecedora porque nos leva a refletir em um fato fundamental: não somos perfeitos. Pelo contrario, estamos aprendendo sempre. A palavra alvo vem do termo grego skopòs que significa "uma marca sobre para a qual fixar o olhar".
As dificuldades não devem desviar-nos do nosso objetivo.

A perseverança é a chave para vencer os problemas. O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios nos esclarece dizendo: "não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? correi de tal maneira que o alcanceis. e todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1 coríntios 9:24-27)

Qual é a atitude da maioria das pessoas quando chegam os problemas? Sair correndo, o que é um enorme erro, pois se queremos desenvolver a capacidade de vencer, devemos perseverar e nos dispormos a ficar firmes mesmo que as ondas comecem a encher nosso barco.

Os problemas não vão desaparecer por mais que tentemos fugir deles ou os ignoremos.

Em nossa condição de cristãos aprendemos que é necessário enfrentá-los, sem medo de fracassos, pois o que fará com que agora não tenhamos mais fracassos como pode ter acontecido no passado é que com Jesus Cristo morando em nossos corações, teremos a ajuda dele para conseguirmos avançar em nossa caminhada e obtermos a vitória.

Não desista jamais.

PS: Ajude-nos, divulgando este blog e principalmente orando por nós.

Um forte abraço a todos, Deus vos abençoe.

Pastor Dario Mariani.

3 comentários:

  1. Seja bem vindo pastor!
    que Deus através deste blog venha alcançar muitas vidas!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite,

    Pastor Dario,

    Parabens pelo blog, irei repassa-lo para
    as pessoas com quem mantenho contato.

    Abraços,

    Edilson Sidnei da Silva

    P.S. - QUE DEUS O ABENÇOE, PROTEJA E ILUMINE
    TODOS OS DIAS DA SUA VIDA, SELANDO TAMBEM PE-
    LA SUA FAMILIA E TAMBEM PARA NOSSA MENAC.

    ResponderExcluir
  3. olá pastor dario estou passando para
    dizer que adorei seu blog pois as palavras
    que nele expressa é de muita sabedoria e conforta nossos corações quero que saiba que sou sua fã eu sou aquela menina que ia sempre na igreja com a irmã marli e o irmão heraldo lembra?
    beijos

    ResponderExcluir